O que é?
A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
Qual a indicação?
O exame pode ser realizado nas consultas de avaliação e acompanhamento nutricional ou em pacientes que tenham encaminhamento médico ou de nutricionista para realizar somente o exame.
Preparo para o exame
Jejum de 4 h de alimentos e bebidas (inclusive de água); por 24h antes do exame não praticar atividade física; urinar um pouco antes para o realizar o exame de “bexiga vazia”; retirar todos adornos metálicos antes de realizar o exame (ex. relógio, anel, pulseira, colar, tornozeleira), exceto pelos brincos. Qualquer preparo não realizado impede a realização do exame por risco de resultado impreciso
Como é feito?
O paciente deve ficar em repouso na maca por 10 minutos antes de iniciar o exame. O exame é realizado em uma maca, onde serão colocados eletrodos nas mãos e pés do paciente, que emitirão uma corrente elétrica suave que passará entre os tecidos corporais do organismo. Após iniciado o exame tem duração de cerca de 2 minutos. Durante o exame o paciente não poderá se mexer. O paciente não sentirá nada durante o mesmo.
Contraindicação:
Gestantes e portadores de marcapasso.
- Água corporal total
- Proteína
- Minerais
- Massa de gordura corporal
- Massa muscular esquelética
- IMC - Índice de Massa Corporal
- Porcentual de gordura corporal
- Massa magra de cada segmento corporal
- Estimativa de gordura de cada segmento corporal
- Taxa metabólica basal
- Relação cintura-quadril
- Nível de gordura visceral
- Grau de obesidade
- Histórico de composição corporal
- Peso ideal baseado na composição corporal
- Controle de gordura
- Controle de músculo
- Impedância de cada segmento corporal
A importância dada à imagem e à aparência é notória nos dias atuais. Cada vez mais um modelo de beleza vem ganhado força à despeito das reais necessidades e possibilidades da população. O ideal de um corpo magro ou bem delineado nem sempre é alcançado, proporcionando desconforto à pessoa que o busca.
No dia-a-dia encontramos muitas pessoas angustiadas e frustradas pois apesar de estarem malhando frequentemente na academia, não conseguem perder peso e este fato as deixam muito aborrecidas. Uma das finalidades da avaliação da composição corporal é verificar que do peso total da pessoa, quanto é de massa magra(músculo) e quanto é de gordura,dessa forma, podemos dizer com certeza se a pessoa está perdendo ou não gordura e além disso, se está ganhando ou não músculo. Ou seja, somente pesar na balança não serve para dizer ao indivíduo se ele está ou não obtendo bons resultados.
A bioimpedância tetrapolar(In body), é um método de avaliação da composição corporal completo, capaz de dizer em kilogramas e em percentual quanto a pessoa apresenta de gordura, massa magra, além de conseguir verificar se a pessoa apresenta retenção hídrica(inchaço), o que também pesa na balança.
Este método de avaliação também é importante pois consegue medir a taxa metabólica basal, o que ajuda o médico nutrólogo a montar um cardápio com a quantidade certa de calorias para cada paciente.
A avaliação da composição corporal também é importante quando pensamos que apartir dos 30 anos começamos fisiologicamente a perder massa magra e a ganhar gordura. Tendo sido feita tal avaliação, é possível definir qual estratégia traçar, como por exemplo a prescrição de um cardápio rico em proteínas(para quem perdeu massa magra), além de qual tipo de atividade física deve ser dado mais ênfase, se à atividade aeróbica(perda de gordura) ou se à musculação(ganho de músculos).